O Assunto é Dinheiro - Luiz Gustavo Medina

by CBN · · · · 12 subscribers

Especialistas em economia doméstica dão dicas de como manter a saúde do seu bolso e organizar suas finanças.

A falência do banco de investimentos Lehman Brothers foi o principal marco da crise financeira de 2008. O episódio jogou o mundo em grave crise financeira e outros bancos precisaram ser socorridos.

more...


Tags: arnaldo jabor, sardenberg, halfeld, mauro halfeld, news, carlos alberto sardenberg, miriam leitao

Older Episodes

O índice subiu novamente em agosto, pelo 11º mês consecutivo, já reunindo 41% da população adulta. Contam como inadimplentes os devedores há mais de 90 dias. A dívida que mais cresceu foi a de cunho bancário, que é a mais cara.
Clube catarinense vai lançar a moeda virtual Avaí Token, a partir do dia 2 de outubro. O objetivo é tentar captar de $8 a $20 milhões de dólares americanos. Inicialmente, cada unidade custará $1 dólar.
As pessoas ao pouco estão descobrindo o Tesouro, que está com títulos atraentes e é uma boa alternativa para investimentos de renda fixa nesse momento de juros baixos. Os números podem indicar também que a população está abrindo mão da caderneta de poupança.
Sobre os caminhos ideais para investir, o clássico disparado é o livro 'Investimentos', do Mauro Halfeld. Já sobre ações, 'O investidor inteligente' é a dica.
O banco Santander anunciou que vai zerar as taxas de carregamento dos fundos de previdência. Além disso, o Itaú anunciou que zerou taxas de custódia para quem vai investir no Tesouro Direto, o que já havia sido feito pelo Bradesco e pela grande maioria das corretoras de valores.
Segundo pesquisa da Fipezap, o preço caiu 0,06%, ficando praticamente estável, mas regiões específicas têm quedas maiores. Das 20 cidades analisadas, 12 tiveram quedas nominais, e o pior colocado é o Rio de Janeiro.
Isso é o que você já tem se emprestar dinheiro para o governo via Tesouro Selic no Tesouro Direto. O governo é um pagador mais confiável do que qualquer banco.
Uma análise simulando sobre a mesma quantia investida ao longo dos últimos dez anos mostrou as variações. As ações da Ambev, por exemplo, foram o melhor investimento, e inesperadamente o ouro apareceu em 4º lugar. Algumas ações, porém, dariam perdas significativas.
Grau de desapontamento com o país anda muito grande. Morar fora por um tempo é excelente, mas sair de vez do Brasil pode não ser a melhor opção.
Como o país vai enfrentar meses complicados de eleição e economia e o prazo é curto, o simples seria escolher um fundo DI ou Tesouro Direto Selic. Com um prazo maior, daria para diversificar um pouco.
Geralmente as pessoas priorizam a segurança do investimento pelo qual se opta. Pesquisa recente mostra que 42% das pessoas no Brasil investem de alguma maneira. O levantamento, no entanto, traz curiosidades. Alguns afirmam, por exemplo, que não sabem sequer porque investem. Outros afirmaram que não veem vantagem alguma em investir.
Resultado da pesquisa é bem ruim. Indicador está em 48,5 em um escala de até 100. Seis em cada 10 brasileiros disseram que nunca ou raramente sobra dinheiro no final do mês.
Falta praticamente tudo. Muito difícil entrar em um restaurante e o garçom não dizer que metade dos itens do cardápio estão em falta. Curiosidade: quando o cliente paga com cartão de crédito, recebe 20% de desconto.
Alta da moeda norte-americana é um movimento global, mas o Brasil tem ainda um fator adicional que é a incerteza eleitoral. Esse momento do país reflete da moeda.
É importante verificar se não tem muita taxa sendo cobrada por lá. E, por fim, vale avaliar o que a gente chama de ‘risco retorno’. Situação do país é dramática, então é preciso ficar muito cauteloso antes de investir.
Os investimentos vão valer a pena se a empresa for bem gerida e tiver lucros crescentes ou constantes. Atualmente, Banco do Brasil e Petrobras são melhores opções. Se Eletrobras for privatizada, pode ser boa opção para qualquer carteira.
O importante é se planejar para juntar dinheiro, que pode ser armazenado em qualquer investimento vantajoso. Em vez de plano de Previdência, pode ser escolhida a poupança ou o Tesouro Direto. Investidores devem ficar atentos às taxas de administração, que nos Planos de Previdência tendem a ser mais altas.
Se a ideia for investir apenas em longo prazo, dentro de uns cinco anos ou mais, o ideal é montar uma carteira com títulos do Tesouro. Uma boa dica, também, é investir em fundos imobiliários.
Este tipo de serviço, os chamados bancos digitais, é muito bem-vindo. Entre vários outros fatores, eles podem ajudar a aumentar a concorrência e na consequente melhora dos produtos oferecidos. Torcemos pelas fintechs.