O Assunto é Dinheiro - Luiz Gustavo Medina

by CBN · · · · 12 subscribers

Especialistas em economia doméstica dão dicas de como manter a saúde do seu bolso e organizar suas finanças.

Quem tem dívida deve fazer o quanto antes, pois a restituição é por ordem de entrega. Se for usar o dinheiro para investimento, vale a pena deixar para declarar nos últimos momentos porque rendimento é melhor.

more...


Tags: arnaldo jabor, sardenberg, halfeld, mauro halfeld, news, carlos alberto sardenberg, miriam leitao

Older Episodes

Empresa de investimento quebrou e deixou cerca de 50 mil investidores na mão. É importante ter atenção com promessas de rendimentos altíssimos, fixos e sem risco, principalmente se o investimento inicial for baixo.
A Abima, associação que regula os investimentos em fundo de previdência privada, informou que 117 mil pessoas têm mais de R$ 1 milhão nesta modalidade.
A situação é calma nos Estados Unidos. Os juros e a economia no Brasil estão positivos. O olhar está na eleição. Os preços tendem a ficar diferentes no pós-eleição.
Se há o dinheiro em mãos é vantagem comprar. Preço dos imóveis pode subir em cinco anos. Em caso de financiamento, pode não ser um bom negócio.
A liquidez é imediata e o dinheiro não fica preso até o dia do vencimento. Existem três tipos de títulos de investimento no tesouro: Selic, IPCA e Pré- fixado.
Financeiramente falando, caso não haja desconto não é um bom negócio pagar à vista. Para valer é preciso ter algum desconto.
Em média, a taxa média para pessoa física caiu de 7,33% para 7,29% ao mês, o que dá 132% ao ano. O ágio cobrado pelo uso do cheque especial é o mais alto: 13,40% mensais. Enquanto isso, a taxa Selic, que é referência para a economia, caiu pela metade.
Existem mais de 20 fundos que o investidor aplica o dinheiro e o banco ganha mais do que o cliente. O pior de todos é o fundo de um banco grande que tem taxas de administração de 5,5% ao ano.
O Tesouro Direto tem um milhão e oitocentos mil investidores. A Bolsa tem apenas 600 mil investidores. O Bitcoin, em pouco mais de um ano, tem três vezes investidores do que o mercado de ações.
A primeira coisa é saber quanto está rendendo o investimento. Comparar o fundo de renda fixa com o tesouro, quase sempre o tesouro vai ganhar. O tesouro não tem taxa de administração.
Se a taxa continuar baixa, as pessoas vão acabar mudando o perfil de investimento. Muitos costumam deixar o dinheiro em renda fixa, mas o caminho que elas comecem a investir em algo que possua algum risco.
A concorrência no setor está aumentando. Já tem corretora oferecendo fundo imobiliário sem taxa de administração. É uma isca para conquistar clientes e apresentar novos produtos.
O mercado internacional está dando uma chacoalhada. A questão é o quanto a economia americana já está aquecida a ponto de precisar que se suba mais os juros do que se imagina. É um debate que vem de longa data.
Os bancos estão oferecendo rendimento melhores em percentual do CDI do que ofereciam antes. Agora, os bancos precisam reduzir as taxas de administração. Essa é uma parte mais resistente, mas inevitável.
O segredo para passar pelos primeiros meses do ano sem se endividar é poupar ao longo do ano para fazer frente às despesas típicas do período.
A elevação foi de mais de 11% no mês de janeiro. Quem investe em ações está animado. Existe uma euforia no mercado acionário do mundo. A queda da taxa de juros no país também impulsionou os ativos de risco.
As taxas de administração dos planos, geralmente, são muito altas e deterioram rentabilidade ao longo do tempo. No caso de investimentos a longo prazo, Tesouro Direto é sempre mais indicado do que a poupança.
Roubos de criptomoedas Jan. 30, 2018
É o segundo grande roubo já registrado. O caso aconteceu no Japão. Os hackers roubaram US$ 430 milhões, um dos maiores roubos da história. NEM, atualmente, é a décima criptomoeda mais valorizada do mercado.
O levantamento levou em conta o quarto trimestre na comparação com o primeiro. As pessoas continuam pegando dinheiro prioritariamente para pagar dívida. O percentual para a compra ou reforma de casa subiu. O mesmo aconteceu com investimento na própria empresa, férias e compra de carro.