Academia CBN - Mario Sergio Cortella

by CBN · · · · 11 subscribers

Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.

É de causar espanto quando notamos a capacidade que algumas personalidades da política têm de sair de circulação e escapar de armadilhas mesmo quando estão enredadas em situações que acompanhamos dia a dia. Esse silêncio conveniente nos dá a sensação de que elas estão tão submersas, mergulhadas no fundo, que não vêm à tona.

more...


Tags: arnaldo jabor, sardenberg, halfeld, mauro halfeld, news, carlos alberto sardenberg, miriam leitao

Older Episodes

Nos amargura olhar o passar do tempo e vê-lo se esgotar. No fim de semana, inclusive, muita gente se dá ao luxo de não olhar para ele.
Há momentos em que a decepção em relação à conduta, honestidade e reputação é mais agressiva que o ato que a gerou. Como escreveu Cecília Meireles, 'a maior pena que eu tenho, punhal de prata, não é de me ver morrendo, mas de saber quem me mata'.
Em um período em que há tantos inquéritos, investigações e busca pela verdade, é preciso acelerar a apuração do que tem que ser apurado. Personagem retratada por Shakespeare, Rainha Elizabeth disse que relato honesto se desenrola melhor se é feito sem rodeios.
Parece que algumas situações são movimentos ‘moto perpetuo’ e, nesses casos, o grande esforço é para que a gente não se canse. Ditado antigo já dizia que grandes pulgas têm pulgas menores que as mordem e assim por diante.
Com popularização das redes sociais, se tornou mais fácil publicar o que já foi vivido e transmitir o que está se vivendo agora. De forma filosófica, o americano T. S. Eliot disse que ‘o tempo presente e o tempo passado, talvez, ambos estejam presentes no tempo futuro, e o tempo ...
A travessia nem sempre é fácil, mas quando se consegue fazê-lo por um esforço decente dá um gosto imenso. Isso porque a energia que gastamos para atingir um objetivo retorna em forma de mérito.
Existem pessoas que usam a internet para xingar e ofender o outro, numa suposta tentativa de liquidá-lo. Isso, porém, acontece mais por causa de um descontrole, de uma falta da parcimônia ou até de uma certa tolice do que por ação racional, com intenção de prejudicar.
Durante muito tempo, a terça-feira de carnaval foi chamada de Terça-Feira Gorda, por ser o último dia em que ainda era permitido o consumo de carne antes da quaresma. A data nos lembra um ensinamento antigo, do escritor Yehurah Ben Tibbon: 'não comas o prato que te impedirá de comer ...
A passarela é o lugar onde pessoas desconhecidas engrandecem e brilham, gerando imagens bonitas e espontâneas. É um encantamento que vem à tona, numa espécie de epifania estética.
A festa é o momento em que interrompemos nosso momento para fruir, e nos dá a percepção de sair vagando. A fruição ocasional pode ser aproveitada brincando, nas ruas, durante uma viagem ou um período de descanso.
Em sua obra Ensaios, do século XVI, Michel de Montaigne dizia que ‘os príncipes me dão muito quando me tiram nada, e me fazem bem bastante quando não me fazem mal’.
A forma mais fácil de ficar inseguro é achar que se está totalmente seguro. Diante de criticas, juízes têm que criar condição de obediência, mesmo que não a desejem.
Embora seja um benefício legal, o auxílio-moradia é um artifício corporativista. Além disso, o Judiciário brasileiro virou vidraça. Não se pode exigir que a população aceite o argumento dos juízes em troca da continuidade da Lava-Jato, por exemplo.
O político e ex-ministro da Educação Gustavo Capanema já fazia o alerta. É melhor não contar nossos projetos a ninguém porque as pessoas contrárias são capazes de colocar obstáculos desde o início, colocar obstáculos. Já quem é favorável às ideias pode acabar atrapalhando ao tentar ajudar.
Em filosofia, axioma é um enunciado verdadeiro e até mesmo imutável. ‘O povo paga’ é um axioma de todos os tempos e todos os países. O problema é que, no Brasil, o povo paga imposto e nem sempre recebe os benefícios do estado.
O que leva um artista a fazer aquilo que nos encanta e mexe conosco? A arte nos faz sair do cotidiano ou refletir sobre isso?
Temos acompanhado situações de debate no Legislativo e Judiciário em que se coloca cada vez mais a ideia de polidez na convivência. Tratamento por pronomes como Vossa Excelência dão ideia de uma etiqueta forjada e torna as situações até cômicas. Mas é importante lembrar que dá para ter muitas atitudes ...
Depois de entender o que causou um problema, a gente deve buscar uma solução em vez de fingir que nada está acontecendo. Frase de Shakespeare já dizia que 'todo porquê tem um portanto'.
Informações falsas servem para alertar pessoas sobre algo que não é correto e, muitas vezes, gera uma indignação despropositada. O psicólogo francês Gustavo Le Bom já dizia que ‘dominam-se mais facilmente os povos despertando suas paixões do que atendendo seus interesses’.