CBN Dinheiro - Mauro Halfeld

by CBN · · · · 30 subscribers

Um guia de finanças pessoais e investimentos.

Com a estratégia, viajante pode aproveitar a cotação baixa. Fundos cambiais também são interessantes para quem quer se proteger das oscilações, mas é bom não apostar todas as fichas em otimismo do mercado financeiro. Se presidenciável com discurso pouco amigável ao mercado se destacar, ou houver gatilho contra o mercado americano, o pessimismo pode voltar.

more...


Tags: arnaldo jabor, sardenberg, halfeld, mauro halfeld, news, carlos alberto sardenberg, miriam leitao, cbn

Older Episodes

Na prática, estratégia sairia muito cara por causa das taxas de administração. Concentre-se no Tesouro Selic. Depois, pensaria em fundos imobiliários e de ações.
Sugiro manter metade do valor do carro em Tesouro Selic e fundo DI, e usar outra metade pra abater financiamento da casa. Também vale a pena sacar o dinheiro da previdência para quitar o financiamento, uma vez que o rendimento líquido do plano é inferior aos juros mais despesa do ...
Carteira de fundo imobiliário e tesouro direto ou usar a verba para adquirir um imóvel menor como investimento? A segunda opção tem vantagem tributária e terá que ter boa liquidez. Se optar pela primeira, deve ser conservador para não correr riscos.
Primeiro passo é descobrir a taxa de administração do VGBL, que pode estar alta e corroendo ganhos acima da inflação. Também é bom comparar taxa de CDD com CDI. Alternativa mais segura seria o Tesouro Selic, e prática é o fundo DI com taxa de administração inferior a 0,3% ao ...
A resposta é não. Quando não há uma reserva financeira e quando já se sabe em que uma determinada quantia será aplicada, o melhor é escolher a segurança do Tesouro Selic, mesmo com os ganhos baixos.
Isso porque incertezas imperam no mercado internacional e na política brasileira. A dica é aguardar alguns meses para ver como a situação vai se desenrolar. Até lá, a melhor opção é fazer um investimento mais seguro, como aplicar em fundos de renda fixa.
Rendimentos líquidos são muito baixos na aplicação de renda fixa. O melhor é não correr riscos.
Qualquer ganho extra representa riscos bem mais altos no período de um ano por causa das eleições, e também porque há muitos exageros no mercado internacional. Uma melhor opção pode ser se contentar com ganhos de Tesouro Selic ou Fundo DI.
A Receita Federal vai colocar à disposição até o final deste mês o programa para preenchimento dos dados. Como os primeiros que entregam são os primeiros que recebem a restituição, deixe os documentos necessários separados para agilizar o processo.
Se receber um dinheiro extra, não tenha dúvidas: pague suas dívidas e aproveite a folga no orçamento. Assim, você pode se planejar para ter uma boa reserva para emergências.
Para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, o ideal é contribuir com pelo menos R$ 191 por mês.
O mais indicado é o Tesouro Selic porque há boas perspectivas de risco no horizonte. A Bolsa de Nova York teve nova queda ontem, demonstrando instabilidade no curto prazo. Não é para o investidor se assustar, mas ficar atento.
Com a queda dos juros, é importante verificar quanto intermediários estão cobrando pela administração de fundos de investimento e planos de previdência. Uma taxa de 2% ao ano, por exemplo, representa mais de 1/3 do rendimento liquido do fundo DI.
O mercado de ações dos EUA ficou instável e acabou recuperando parte das perdas nos últimos dias. Mas foi um aviso. No Brasil, uma pequena crise lá fora pode significar um enorme problema. O investidor novato ou que gosta de especular deve ter consciência que o risco hoje de tomar ...
Imóveis e ações têm características bem diferentes, mas queda dos juros fez ações valorizarem e preço dos imóveis pararem de cair. Mesmo assim, o mais indicado é investir em renda fixa para ter dinheiro na mão e aproveitar oportunidades que podem surgir em eventual crise, principalmente no mercado de ações.
Há mais opções além dessas. É possível refinanciar o imóvel quitado a juros moderados, por exemplo.
Se contribuição for menor que o teto que você vinha contribuindo, valor será reduzido lá na frente porque o INSS faz uma média de valores. No entanto, melhor ter uma pequena redução do que entrar em dívida no período fora do mercado de trabalho.
Hoje, não há nenhum investimento muito atraente no mercado de renda fixa. Uma opção é fazer uma pequena carteira com CDB de bancos menores para ganhar pouco mais de 100% da taxa do CDI. Maneira mais conservadora e pratica é fundo DI com baixa taxa de administração.
Investimentos em pessoa jurídica pagam mais imposto de renda. Além disso, pessoas físicas têm mais alternativas, como Tesouro Direto, que ainda não está disponível para empresas. Para aplicações de longo prazo, é melhor investir como pessoa física.